Instituto Pensar - Formação política da esquerda, uma resposta para a escalada autoritária

Formação política da esquerda, uma resposta para a escalada autoritária

por: Iara Vidal


Em tempos de obscurantismo e escalada autoritária, a formação política é essencial para qualificar a militância de esquerda. Os estudos estruturados devem fazer parte do processo de educação de cidadãs e cidadãos para que sejam capazes de compreender, entender e questionar o processo político como um todo.

Essa aprendizagem envolve desde questões eleitorais até ações dos representantes políticos eleitos, além de servir de bússola para atuação e posicionamento diante dos temas de discussão no cenário político nacional.

Leia também: A Revolução Brasileira em tempos de extrema direita

Socialismo Criativo selecionou dois cursos de formação política voltados para a esquerda e oferecidos on-line, o Classe Esquerda, a preços acessíveis, e o Estudos Marxistas, gratuito.

Classe Esquerda

Classe Esquerda é uma plataforma de cursos online de formação política. O projeto surgiu em maio de 2020 a partir da necessidade crescente de um aprofundamento teórico dos quadros de esquerda diante dos desafios que o espectro político brasileiro tomou nos últimos anos.

Atualmente, a plataforma de Ensino a Distância (EaD) conta com mais de quatro mil alunos e alunas matriculados nos sete cursos ativos. O diretor do Classe Esquerda, Cauê Araújo, em entrevista ao Socialismo Criativo, destaca que a formação política faz parte da militância e de sua construção, seja como organização, seja como sujeito.

O slogan da plataforma é uma frase do líder revolucionário bolchevique Vladimir Lênin: "Sem teoria revolucionária não pode existir movimento revolucionário.?

"Os partidos e algumas organizações oferecem uma formação básica, mas contínua de seus militantes. Nós só fazemos de uma forma diferente e mais ampla. A diferença está mais nos temas abordados, que são mais diversos e podemos também dialogar com assuntos centrais que estão sendo debatidos no momento.?
Cauê Araújo

Araújo comentou sobre o formato online do curso, que permite chegar a pessoas e a lugares que não seria possível na modalidade presencial. Ele explica que o aspecto financeiro para realizar cursos na modalidade presencial, que demanda gastos com transporte e hospedagem de equipe e local para realização das aulas, encareceria o projeto.

Como a modalidade é EaD, é possível oferecer conteúdo de qualidade com preços justos e alcançar mais pessoas. O Classe Esquerda também mantem um programa de bolsas de estudos para quem não pode pagar que é mantido com doações de militantes e investimentos da própria plataforma. Em maio, por exemplo, foram sorteadas 130 bolsas.

As redes sociais são os principais canais de comunicação do Classe Esquerda e por onde a plataforma recebe o retorno de alunos e alunas. "Procuramos não só vender cursos, mas informar, dialogar com as bases para além das formações políticas e do nosso formato. E olha, posso te dizer, até hoje o contato e o retorno foi sempre muito positivo?, comenta Araújo

Um dos professores do Classe Esquerda é o colunista do Socialismo Criativo Jones Manoel. O historiador marxista e militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) ministra aulas nos cursos Introdução ao Marxismo Revolucionário ? Parte I: Marx e Engels e Domenico Losurdo e Frantz Fanon: introdução ao marxismo anticolonial.

Estudos Marxistas

Estudos Marxistas é um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que desenvolve pesquisas, divulgação, grupos de estudo e oferta cursos de formação abertos para interessados na filosofia de Karl Marx e Friederich Engels. Os cursos têm certificação e são realizados em grupos de até 100 participantes.

Atualmente as formações são desenvolvidas por Daniela Garcia, doutoranda em Linguística pela UFSC, Gabriel Martins, doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Matheus Garcia, mestre em Educação pela Universidade UFSC.

O curso introdutório Aproximação ao método de Marx oferece duas turmas por semestre e tem como objetivo proporcionar uma primeira aproximação com o marxismo por meio da apresentação do contexto histórico e político da produção de Marx e, a partir deles, do acesso a fragmentos e obras completas dele e de Engels.

Com carga horária de 30h ? 15h de encontros virtuais e 15h reservadas à leitura ? o curso promove seis encontros de 2h e meia cada. Entre os textos utilizados estão Do socialismo utópico ao socialismo científico (Engels); fragmentos d?A Ideologia Alemã (Marx e Engels); O 18 brumário de Luís Bonaparte (Marx); A Guerra Civil na França (Marx) e Crítica ao Programa de Gotha (Marx).



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: